domingo, 31 de janeiro de 2016

Resenha | O Reino das Vozes que Não se Calam


Título: O Reino das Vozes que Não se Calam
Autoras: Carolina Munhóz e Sophia Abrahão
Editora: Rocco

Sinopse: Se você encontrasse um lugar onde todos o aceitassem... Seria capaz de abandoná-lo? Sophie se esconde de todos e de si mesma: insegura, não consegue enxergar sua beleza e talento, e sente dificuldade em se relacionar com os outros. Seu dia a dia se perde entre os caminhos tortuosos dos que convivem com a depressão e o bullying, e a jovem aos poucos vai se fechando na escuridão de seus pensamentos. Desamparada e sem coragem de lidar com seus problemas, ela acaba descobrindo um lugar mágico: um Reino onde as vozes não se calam e as criaturas encantadas se tornam reais. Um local colorido onde ela finalmente poderá se encontrar. Dividida entre a realidade e a fantasia, Sophie contará com a ajuda preciosa de um rapaz comum e uma guardiã encantada, que lhe mostrarão os segredos da alma e a farão decidir se vale a pena enfrentar seus medos ou viver em um eterno conto de fadas.

Tenho esse livro há muuuito tempo, desde a Bienal do Livro de 2014 (pois é já faz um tempinho) e confesso que queria o livro por ser fã da Sophia Abrahão e o fato dela participar do desenvolvimento do livro fez com que eu comprasse antes mesmo de saber a história rs. Graças ao I Dare You eu li o livro esse mês, na categoria "ganhei de um amigo", na verdade foi do meu pai, mas também vale.

Quando comecei o livro achei a história um pouco parada, por isso demorei para terminar, mas ao decorrer do livro a história fica mais densa e eu comecei a me envolver mais com a personagem principal, Sophie, e com seus problemas, a personagem sofre bullying na escola por ser muito magra e além disso não tem muitos amigos por ser vista como "diferente" das outras pessoas, por causa de seu estilo, seus gostos e sua maneira de pensar. Sua melhor amiga é Anna, uma garota popular, diferentemente de Sophie, mas a amizade delas acaba tomando um rumo diferente depois de um certo acontecimento. Depois conhecemos Léo, um garoto com gostos parecidos com os de Sophie, principalmente quando se trata de música e que é um personagem incrível que sempre está ao lado da garota.

A vida de Sophie acaba tendo uma reviravolta quando descobre um reino mágico, onde pode ser feliz, onde todos admiram ela, onde pode ser ela mesma e com a descoberta do Reino, Sophie quer ficar nele para sempre, está disposta a deixar sua triste vida para trás e viver naquele lugar mágico. O livro mistura a realidade com a fantasia e intercala os dois "mundos" em que Sophie vive. No reino existem várias criaturas fantásticas, fênix, fadas, gatos falantes e muitos outros seres, o povo desse reino é chamado de Tirus e Sophie descobre que é a princesa daquele lugar.
É um livro fantasioso e ao mesmo tempo muito real.

Avaliação

"O reino das vozes que não se calam" traz muitos ensinamentos e nos faz refletir mesmo sendo uma leitura leve, o livro nos faz entrar no reino junto com Sophie. Algumas de minhas citações preferidas:

"Desde a primeira vez que a vira, sabia que ela era como um passarinho com asas quebradas. Não queria consertá-las. Mas gostaria de tentar encorajá-la a se curar e voar."
"É sempre necessária alguma escuridão para ver as estrelas"
"Somos apenas duas almas perdidas, mas ao menos estamos perdidos juntos."
"Até as coisas boas demais tem o defeito de serem boas demais. Precisamos de equilíbrio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário